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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Passo a passo do Censo 2011

ADMITIDOS APÓS O CENSO • ADMITIR ALUNO A opção Admitidos Após o Censo é utilizada para informar a situação dos alunos que foram admitidos após a data de referência do Censo Escolar, última quarta-feira do mês de maio, que no ano de 2010 foi dia 26. Clique em Admitir após o Censo. Em seguida clique em Admitir aluno. Ao clicar em "Admitir aluno" é apresentada a tela para pesquisa de aluno. A pesquisa para localizar o aluno que será admitido após o Censo pode ser feita por meio do preenchimento de um dos seguintes campos: • ID do aluno; • NIS do aluno; • CPF do aluno; • Pelo menos o primeiro nome e a primeira letra do segundo nome do aluno, combinado com a data de nascimento; • Pelo menos o primeiro nome e a primeira letra do segundo nome do aluno, combinado com o nome da mãe; ou • Pelo menos o primeiro nome e a primeira letra do segundo nome do aluno, combinado com o nome do pai. Preencha o campo de pesquisa e clique em Pesquisar. Em seguida o sistema apresenta o resultado da pesquisa com todos os alunos encontrados. Lembre-se: A pesquisa será mais eficiente se for utilizado o campo ID do aluno. Apenas alunos com matrícula ativa em 2010 (vinculados em alguma escola) podem ser admitidos após o Censo. Caso não encontre o aluno desejado clique em Busca Avançada. O sistema apresenta novos campos de pesquisa para preenchimento. Ao realizar a pesquisa de aluno, utilizando seu nome combinado com a data de nascimento para admiti-lo após o Censo e o sistema não encontrar o aluno desejado, é apresentada uma relação de alunos cujo nome assemelha-se com a pesquisa realizada. Verifique se o aluno pesquisado foi encontrado na pesquisa. Encontrando o aluno, clique em Selecionar este Aluno e informe a sua situação. Selecione a turma da escola em 2010 em que o aluno será admitido. O sistema apresentará a modalidade e a etapa da turma selecionada. Informe seu Rendimento/ Concluinte ou Movimento. Em seguida, clique em Salvar. Nessa mesma tela é possível imprimir os dados do aluno informado. Atenção! Para as turmas de etapas multisseriada, multietapa, correção de fluxo, unificada, educação de jovens e adultos 1ª a 8ª série e educação profissional mista será necessário informar a etapa específica do aluno. Ao ser selecionada a opção turma nova, o sistema apresentará os campos para seleção da modalidade e etapa da turma implementada na escola após a data de referência do Censo Escolar. Informe seu Rendimento/ Concluinte ou Movimento. Em seguida, clique em Salvar. ATENÇÃO ÀS REGRAS PARA ADMITIR ALUNO APÓS A DATA DE REFERÊNCIA DO CENSO: a) É permitido admitir após o Censo, alunos em todas as modalidades e etapas de ensino; b) Alunos já vinculados nas turmas da escola selecionada poderão ser admitidos após o Censo em uma modalidade diferente da qual já possuem o vínculo. Para a realização desse procedimento o vínculo inicial deverá ter a informação de Movimento igual a Transferido ou Deixou de frequentar ou "Sem movimentação" e "Sem informação". Nesse caso, o sistema apresenta a mensagem abaixo: Aluno já vinculado a esta escola. Deseja continuar? Ao clicar em Ok, o aluno é admitido após e ao pesquisá-lo na turma em que possui vínculo na escola, o sistema emite uma mensagem indicando que o aluno foi admitido após na mesma escola em modalidade diferente. c) Para admitir o aluno na modalidade "Educação Especial" é necessário que ele tenha a informação de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades no cadastro. Caso tente admitir o aluno sem a deficiência informada, o sistema não o admite e apresenta a seguinte mensagem: Aluno sem informação de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades. d) Alunos já vinculados nas turmas da escola selecionada não poderão ser admitidos após o Censo na mesma modalidade que possui o vínculo. Nesse caso, o sistema apresenta a mensagem abaixo: Aluno já vinculado a esta escola e modalidade. e) Alunos vinculados nas turmas da escola selecionada com informação de Rendimento (Aprovado ou Reprovado) não poderão ser admitidos após o Censo na mesma escola. Também, não é possível admitir após um aluno que está vinculado em uma turma da mesma escola sem informar o seu movimento como transferido ou deixou de frequentar ou os campos "sem movimentação" e "sem informação". O sistema não admite o aluno após e emite a mensagem abaixo: Aluno já vinculado nesta escola e não informou Transferido, Deixou de frequentar, Sem informação ou Sem movimentação. f) Cada aluno só poderá ser admitido após uma vez na mesma escola. Caso tente vincular o mesmo aluno mais de uma vez, o sistema emite a seguinte mensagem: Aluno já admitido nessa escola. g) Aluno informado como falecido não pode ser admitido após o Censo. Nesse caso, o sistema emite a mensagem: Aluno já vinculado a esta escola e informado como falecido. h) Aluno com informação de rendimento na matrícula inicial não poderá ser admitido com informação de rendimento. Para esses casos, o sistema emite a seguinte mensagem: Aluno já possui rendimento informado: Escola: XXXX Município: XXXX Estado: XXXX Telefone: XXXX Os dados da escola da matrícula inicial serão apresentados caso seja necessário entrar em contato para confirmar a informação. LISTAR ALUNOS ADMITIDOS APÓS O CENSO Após ter informado o Rendimento/ Concluinte ou o Movimento dos alunos admitidos após o Censo, clique em Listar alunos admitidos. O sistema gera uma lista organizada por modalidade de ensino dos alunos admitidos após o Censo da escola, em ordem alfabética. Caso algum aluno tenha sido informado incorretamente como admitido após o Censo, o sistema permite excluí-lo. Nesse caso, selecione esse aluno e clique no botão Excluir. Para alterar informação de Rendimento/Concluinte ou Movimento dos alunos admitidos após o Censo, clique na Identificação única do aluno. Altere os dados e clique em Salvar. Para retornar à página inicial da pesquisa dos alunos admitidos após, basta clicar no botão Voltar, apresentado abaixo da lista de alunos admitidos após o Censo. Para imprimir a lista de todos os alunos admitidos após o Censo na escola basta clicar em Imprimir. ENCERRAMENTO DO ANO ESCOLAR Após fechar todas as turmas da escola, o encerramento do ano escolar pode ser solicitado. Clique no botão Encerramento do ano escolar. O sistema apresenta a mensagem abaixo. Clique em Sim para confirmar o fechamento ou em Não para voltar à tela com a lista de turmas e revisar as informações. Ao clicar em Sim o sistema encerra o ano escolar e emite o recibo com o resumo dos dados informados. Lembre-se: Caso exista alguma turma não informada, é gerada uma mensagem informando que ainda não é possível encerrar o ano escolar. RETIFICAR ENCERRAMENTO DO ANO ESCOLAR Se, após encerrar o ano escolar, alguma informação estiver incorreta, é possível corrigi-la clicando no botão Retificar apresentado na tela inicial da Situação do Aluno. Clique em OK. Corrija os dados necessários e solicite um novo encerramento do ano escolar. Lembre-se: Também, na tela inicial do menu Situação do Aluno, é possível imprimir a lista com todos os alunos das turmas da escola. Basta clicar em Imprimir Todas. Para imprimir apenas lista com a relação de todas as turmas da escola, clique em Imprimir. VISUALIZAR RECIBO Após encerrar o ano escolar com sucesso, o botão Emitir Recibo é habilitado. Clique no botão Emitir Recibo, na tela inicial da Situação do Aluno, para visualizá-lo. O sistema apresenta o recibo contendo todas as informações prestadas pela escola. Imprima o recibo e guarde-o em local seguro, pois ele é a garantia de entrega dos dados. Lembre-se: Após encerrar o ano escolar não é possível alterar nenhum dado informado, apenas visualizá-los. Para alterar os dados é necessário retificar o ano escolar.

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